A alimentação desempenha ponto-chave na prevenção de doenças inflamatórias intestinais

  De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais afetam mais de 5 milhões de pessoas n...

 



De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais afetam mais de 5 milhões de pessoas no mundo

O Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), um grupo de doenças inflamatórias do trato digestivo de caráter imunomediado, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Este período destaca não apenas a luta contra essas condições, mas também a importância da alimentação e dos cuidados contínuos na saúde intestinal.

A nutrição desempenha um papel crucial na prevenção e no manejo das DIIs, bem como na promoção da saúde digestiva como um todo. Segundo Phelipe Auerswald, professor de nutrição da Estácio FAPAN, “para manter o intestino funcionando de forma adequada e promover a saúde intestinal, é fundamental incluir na dieta alimentos ricos em fibras, probióticos e prebióticos”.

As fibras, encontradas em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e sementes, ajudam a regular o trânsito intestinal e promovem o bom funcionamento do intestino. “Os probióticos, presentes em alimentos como iogurte natural, kefir e alguns queijos, auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, contribuindo para a saúde do intestino. Já os prebióticos são fibras não digeríveis que servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, sendo encontrados em alimentos como alho, cebola, banana verde e alcachofra”, explica o nutricionista.

No entanto, é importante ter cuidado com alguns alimentos que podem desencadear ou agravar sintomas das DIIs, como alimentos processados, ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e aditivos químicos. Além disso, “pessoas com hipersensibilidades a determinados alimentos, como laticínios, glúten e alimentos ricos em FODMAPs, devem evitar ou moderar o consumo desses alimentos conforme orientação médica. A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde intestinal, podendo tanto prevenir quanto auxiliar no tratamento das doenças inflamatórias intestinais”, enfatiza Phelipe.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de 5 milhões de pessoas no mundo, com os casos no Brasil em ascensão, atingindo 100 a cada 100 mil habitantes, com maiores concentrações no Sul e no Sudeste do país. As DIIs são caracterizadas por inflamações no revestimento intestinal.

Liliane Trivellato Grassi, doutora em engenharia biomédica e professora do Idomed FAPAN, explica que a doença de Crohn, por exemplo, provoca inflamações em todo o trato digestivo, desde a boca até o ânus, enquanto a colite ulcerativa causa inflamações e úlceras no reto e intestino grosso. “É essencial diferenciar as DIIs da Síndrome do Intestino Irritável (SII), que não prejudica as paredes do intestino e não evolui para quadros clínicos mais graves, apesar de apresentar sintomas semelhantes, como dores intestinais, diarreia e constipação”, comenta.

Os pacientes com DIIs enfrentam desafios adicionais, podendo enfrentar complicações graves e até necessidades cirúrgicas. De acordo com a Organização Brasileira da Doença de Crohn e Colite, esses pacientes têm um risco aumentado de desenvolver câncer colorretal, especialmente com o passar do tempo desde o diagnóstico. Esse risco destaca a importância da monitoração regular para prevenir o desenvolvimento da doença ou permitir intervenções precoces e mais efetivas em caso de diagnóstico de câncer.

Liliane orienta que o tratamento das DIIs visa controlar a inflamação intestinal e aliviar os sintomas. “Isso pode envolver o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, imunossupressores e biológicos, dependendo da gravidade e da extensão da doença. Em casos graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para remover partes do intestino afetadas pela doença”, destaca.

É fundamental que os pacientes com DIIs recebam acompanhamento médico regular e sigam as orientações do profissional de saúde para gerenciar a doença de forma eficaz e minimizar o impacto na qualidade de vida. “A conscientização sobre as DIIs durante o Maio Roxo é essencial para promover a compreensão e o apoio a esses pacientes, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas terapias para melhorar o tratamento dessas condições”, finaliza a professora.


COMENTAR

Nome

#CLDF,4,#Danieldecastro,1,#Deputadodanieldecastro,2,#DER,1,#GDF,1,#GustavoAmaral,1,#MartinsMachado,1,#PRF,1,#RogerioMorrodaCruz,2,#Saude,1,#Secti-DF,1,#Segurança,1,Amapá,51,FauziNacfur,1,
ltr
item
Portal do Amapá: A alimentação desempenha ponto-chave na prevenção de doenças inflamatórias intestinais
A alimentação desempenha ponto-chave na prevenção de doenças inflamatórias intestinais
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpYFkKBG_JwL59ZlW__LDFv8j20rexu1VsQh7m1w5O6VgWWV7pWnON-1qM8FEfg-GX0fO7R9y0nCfGNhQKxwfGVkYBso-zDVy3Y4zMRzZfgapRiLaQnSiYhk8G4Se86LleqhBF5CGn6QWRc9Qf8LAidix5qUK8s9p1K2FCla08dzSIsMmYlOSmd9Wb4rmu/s320/Sedentarismo%20(2)%20(1).jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpYFkKBG_JwL59ZlW__LDFv8j20rexu1VsQh7m1w5O6VgWWV7pWnON-1qM8FEfg-GX0fO7R9y0nCfGNhQKxwfGVkYBso-zDVy3Y4zMRzZfgapRiLaQnSiYhk8G4Se86LleqhBF5CGn6QWRc9Qf8LAidix5qUK8s9p1K2FCla08dzSIsMmYlOSmd9Wb4rmu/s72-c/Sedentarismo%20(2)%20(1).jpeg
Portal do Amapá
https://www.portaldoamapa.com.br/2024/05/a-alimentacao-desempenha-ponto-chave-na.html
https://www.portaldoamapa.com.br/
https://www.portaldoamapa.com.br/
https://www.portaldoamapa.com.br/2024/05/a-alimentacao-desempenha-ponto-chave-na.html
true
3775876133936397258
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário